A Dançaterapia

Dançaterapia

O que é?

Dançaterapia é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir” único e vivo de cada ser humano. O Método Maria Fux baseia-se na possibilidade de uma mudança que permita sair e abandonar gradualmente a rigidez, o medo, a instabilidade, independente do estado psíquico, físico e social de cada um.

O corpo humano é naturalmente predisposto ao movimento. A pele, os músculos, a estrutura óssea são um convite constante à dança concebida como capacidade profunda de expressão, comunicação, relação. Quando por causa da doença, dos traumas, da depressão ou da perda de interesse pelo que está ao nosso redor nos afastamos de nós mesmos e entramos nos campos nebulosos do ” não sentir”, a dançaterapia que é um movimento de afirmação e de recuperação também da própria identidade, pode reconduzir à dimensão do prazer, do equilíbrio, da criação. Essa prática não substitui intervenções clínicas, médicas ou psicológicas, mas as complementa percorrendo caminhos outros ligados à afetividade, sensibilidade, emoção. Nos anos dedicados à compreensão e ao aprofundamento dessa linguagem eu pude atravessar espaços geográficos, idades diversas, estados humanos diferentes por cultura, características físicas e condições sociais. Procurei assim entender qual a raiz comum que liga cada ser humano à sua capacidade de expressão além das barreiras externas e internas de qualquer natureza.

Trata-se sem dúvida de uma viagem infinita, mas sinto que, no desejo secreto e comum do homem de voltar à casa do Amor, a dançaterapia indica uma direção. O que me guia é ter encontrado seres humanos que eu vi voltar a respirar depois de longas, às vezes infinitas, apneias.

Dedico à você, a quem dou o nome de Joana, Francisco, Maria, Antônia, todo o sentido da minha busca. Uma manhã, num quarto de um hospital em que você se encontrava por causa de um derrame, depois de dois anos de semi-paralisia e de cadeira de rodas, se levantou dizendo: “me lembrei de estar viva!”. Graças a você e a quem como você encontra a coragem de dizer “sim”, continuo eu também dançando.”

Pio Campo

Dançaterapia

Como acontece?

A Dançaterapia oferece uma vastíssima área de atuação e se dirige à crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais.

A linguagem do movimento, fundamento da dimensão existencial e de relação, é um recurso insubstituível para as transformações evolutivas nas situações em que a grave regressão ou o desenvolvimento incompleto dos processos de simbolização tornam problemático ou insuficiente os recursos baseados na linguagem verbal e nas capacidades lógico-analíticas.

Mas um percurso de Dançaterapia dirige-se também aos que procuram ampliar as próprias capacidades de relação superando bloqueios emocionais, a rigidez na postura, o medo do contato com os outros, as dificuldades consigo e com o próprio corpo.

O que é Dançaterapia para Pio Campo